"A VIII edição do Festival Internacional de Saxofone de Palmela aconteceu no passado mês de julho de 2021, e teve que se adaptar às contingências em vigor devido à pandemia.
Uma das medidas adotadas foi a transmissão em direto de alguns concertos e foi neste âmbito que o festival convidou o João Dionísio e a Lívia Duque para assumirem a direção técnica, captação de som, de um dos principais concertos ao vivo que o festival teve no seu cartaz. Este concerto contou com o quinteto de cordas do MPMP e com cinco prestigiados solistas, Arno Bornkamo (Holanda), Fernando Ramos (Portugal), João Barradas + Ricardo Toscano (Portugal) e Pawel Gusnar (Polónia) que apresentaram um programa soberbo, com duas estreias absolutas, dos compositores Daniel Bernardes e Carlos Azevedo.
A excelência do programa e ficha artística requeria obrigatoriamente uma ficha técnica também de excelência, surgindo de imediato os nomes do João e Lívia. O facto é que o trabalho prestado não esteve ao nível esperado, superou-o muito! Foi impressionante assistir à delicadeza, sensibilidade e profissionalismo do João e Lívia, sempre com uma postura muito tranquila. Fez-me lembrar um mestre, velho e grande amigo (também amigo do João) que sempre diz e defende, “a função do técnico de som é simplesmente captar emoções”, quando assim é não há nada a acrescentar, está tudo lá."
João Pedro Silva
Saxofonista, Professor de Saxofone, Vice-presidente da APS Associação Portuguesa do Saxofone e Diretor artístico do FISP Festival Internacional de Saxofone de Palmela e do Ensemble de Saxofones da Metropolitana
"Contactei com a Duktus no final de um projecto de captação, gravação e mistura menos bem conseguido. Felizmente conseguiram salvar este projecto e resolver grande parte dos problemas. Passou de inutilizável para um produto final do qual fiquei muito orgulhoso, (mesmo com uma captação defeituosa). O processo foi profissional, dinâmico e extremamente ágil. A partir de agora contarei com a Duktus Sound Studio desde o primeiro momento, e para qualquer projeto."
Fábio Cachão
Compositor
"O João Dionísio tem sido um parceiro crucial no desenvolvimento da minha carreira enquanto cantautora. A sua dedicação, profissionalismo, prontidão nas respostas à minhas solicitações juntamente com pertinentes sugestões essenciais para o desenvolvimento do projecto , tem sido a nossa base de trabalho e por consequência uma experiência enriquecedora tanto a nível profissional como pessoal."
Susana Cruz
Cantautora
"Acho que o primeiro disco é sempre o mais difícil, principalmente pela gestão do tempo e das expectativas. Todo o trabalho do João e da Lívia, toda a sua dedicação, cuidado nos pormenores e atenção máxima tornaram toda a experiência mais leve. É fácil quando temos este apoio. E não poderia estar mais feliz com o resultado."
Philippe Trovão
Saxofonista
"Um técnico exemplar! Trabalho com o João desde 2017, em vários projectos de gravação do MPMP e vamos continuar!
A sua versatilidade técnica, a sua competência auditiva, a sua compreensão do espaço musical, do ambiente de uma captação fazem com que todas as nossas experiências de gravação tenham tido excelentes resultados."
Duarte Pereira Martins
Pianista & Produtor Musical
"Ainda que todos tenham partido de uma base em comum, as diferentes trajectórias fazem com que a comunicação entre instrumentistas, compositores e engenheiros de som sejam por vezes complexas. Com o João, sei que posso falar de música, de forma natural, confiante que tenho diante de mim outro músico que me compreende."
Luís Salgueiro
Compositor
"Se hoje me posso orgulhar de ter um CD com o meu nome, com a minha participação e com o meu cunho artístico, é impossível não mencionar o nome da Duktus Sound Studio. Atenciosos ao detalhe, abertos à discussão de ideias, receptivos às sugestões e às dúvidas, foram quem idealizei e que tive a sorte de ter tido ao meu lado num projecto tão desafiante como o da gravação das sonatas de Luís de Freitas Branco."
Tomás Costa
Violonista
"Gravar com Duktus Sound Studio foi uma magnífica experiência! Excelentes profissionais e pessoas fantásticas que facilitam todo o processo! Fazem do difícil, fácil!"
Ricardo Pires
Saxofonista
"O João é um dos engenheiros de som mais sensíveis para as nuances de uma orquestra e resolve tanto a priori como a posteriori de forma calma e engenhosa qualquer problema logístico ou de captação que se apresente, mantendo um diálogo aberto e compreensão para a necessidade de uma disposição ideal para efeitos de concerto e ao mesmo tempo sendo engenhoso na forma como capta orquestra e coro, sendo capaz de ser sensível a questões de estilo musical e captação de ambiente de sala, na posterior edição"
Jan Wierzba
Maestro
Foi com imenso gosto que trabalhei com o João Dionísio durante as gravações das Sonatas de Luís de Freitas Branco para violino e violoncelo. O João teve sempre uma enorme atenção e cuidado em aproximar-se do som que nós (os músicos) desejavam. Quando gravamos o nosso CD houve alguns problemas, como os ruídos externos, mas a Duktus solucionou o problema de forma rápida e prática. A minha experiência foi de que realmente demonstram uma disponibilidade enorme, quer ir de facto ao encontro do ideal de som do(s) artista(s) quer pela excelente ética de trabalho! Já não gravava há muitos anos e ter alguém com uma abordagem tão positiva quanto profissional ajuda imenso quando se tem que tocar para uma audiência crítica de microfones. Fiquei muito satisfeita com o produto final!
Isabel Vaz
Violoncelista
"O trabalho do João foi precioso no meu disco com os ‘Divino Sospiro’. O facto dele ser músico também, traz-lhe um sentido que me parece inato na hora de procurar as características precisas do objecto sonoro que o compositor imaginou. O João é dotado de uma grande sensibilidade."
Nuno da Rocha
Compositor
Um bem haja ao Duktus Sound Studio pelo excelente trabalho e profissionalismo dedicado ao nosso projecto.
Miguel Costa
Clarinetista e Professor
O trabalho de mistura do Duktus Sound Studio foi fundamental para a concretização do nosso CD. Estão, sem dúvida, entre os melhores profissionais na área do som em Portugal!
Philippe Marques
Pianista e Professor
O profissionalismo do Duktus reflete-se desde logo na preparação e conhecimento da partitura, passando pela boa gestão e calma doseada ao longo das sessões de gravação. A boa comunicação e energia no discurso são outras das qualidades que a equipa possui.
Nuno Henriques
Trombonista Baixo
Quando o trabalho flui sem darmos pelo passar do tempo, sabemos que estamos a colaborar com profissionais. Preparados para lidar com qualquer imprevisto, a Duktus inspira segurança durante o processo todo, ao conjugar uma grande ética de trabalho com uma enorme paixão pela Arte.
Alexander Stretile
Pianista e Professor
Saiba como pode trabalhar connosco